
Boas ondas de 3-4 pés, Sol, céu azul, formaram um cenário perfeito na Praia do Rosa para a abertura da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino na quinta-feira em Imbituba, no litoral sul de Santa Catarina. A batalha pelas 10 vagas para a etapa de estréia do Brasil Surf Pro 2010, a nova Divisão Principal do Circuito Brasileiro, começou com dois concorrentes diretos avançando para a segunda fase da competição.
O baiano Denis Tihara faz parte desta lista e venceu a primeira bateria do dia, com o niteroiense Guilherme Herdy, que está bem perto da zona de classificação, passando em segundo. Um total de 144 surfistas de 14 estados do país está na Praia do Rosa para disputar os 40.000 Reais e os primeiros 2.000 pontos da temporada na Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro.
“A bateria foi legal. Tem altas direitas e consegui pegar duas boas para vencer a bateria”, falou Denis Tihara. “O mar está legal, lisinho, com as ondas abrindo e é isso que eu gosto no Rosa. Eu comecei bem o ano na etapa do Nordestino lá em Fernando de Noronha, então vim aqui pro sul pra tentar ficar entre os 10 que vão disputar a primeira etapa do Brasil Surf Pro. Espero conseguir, pois estou sem patrocínio e quero fazer parte da elite para ver se isso facilita um pouco pra mim”.
Enquanto Denis Tihara está praticamente iniciando na carreira de surfista profissional, Herdy já representou o Brasil na elite mundial por muitos anos e fazia parte do grupo da Divisão Principal do Brasileiro no ano passado. Guilherme não achou boas ondas na bateria, mas conseguiu superar os catarinenses Riomar Rodrigues e Carlos Frederico na briga pela segunda vaga.
“A galera da nova geração não dá mole e a gente tem que mostrar serviço, senão dança”, disse Guilherme Herdy. “A bateria foi bem disputada e no último segundo veio uma ondinha para eu poder me classificar. Preciso de um bom resultado aqui para poder entrar no Brasil Surf Pro. Eu tive uns pontos lá em Noronha, mas não fui bem na etapa do Catarinense, então vamos ver se aqui na Praia do Rosa eu consigo bons pontos para participar da primeira etapa do BSP lá em Ubatuba”.
Todas as 24 baterias da primeira fase da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino estavam programadas para rolar na quinta-feira, com metade dos 96 competidores avançando para enfrentar os cabeças-de-chave da competição mais importante da Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro. Os primeiros recordes do campeonato foram registrados pelo paulista Alex Ribeiro, uma das novidades da elite nacional do Brasil Surf Pro 2010. Ganhou nota 8,83 na melhor onda e fez 14,83 pontos.
“A bateria foi boa, altas ondinhas e consegui surfar no critério que os juízes querem, que é rasgar com a borda no tempo certo e com velocidade”, analisou Alex Ribeiro. “Estou amarradão, porque acabei de chegar da viagem da Indonésia, às 4 horas da madrugada. Vim cedão pra cá, nem estava inscrito, mas acabei conseguindo uma vaga, então foi só felicidade hoje pra mim aqui”.
O catarinense Diego Rosa passou em segundo nessa bateria e continua defendendo um lugar que ocupa na lista do 10 do ranking de acesso para o primeiro Brasil Surf Pro da história. Durante anos ele fez parte da elite nacional, mas perdeu sua vaga no grupo em 2009. “Fiquei fora por pouco no ano passado, então quero garantir essa vaga entre os 10. Estou focado e com a cabeça no lugar pra buscar essa classificação para a primeira etapa do Brasil Surf Pro”, garantiu Diego Rosa.
Dois veteranos também se sobressaíram sobre os grandes talentos da nova geração, que são maioria entre os 144 participantes da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino na Praia do Rosa. O paulista Wagner Pupo, 41 anos, e o catarinense local de Imbituba, Fábio Carvalho, 37, avançaram para a rodada dos cabeças-de-chave nas suas baterias. Pupo passou atrás do baiano Rudá Carvalho na sua, enquanto Fabinho estreou com vitória na disputa seguinte.
“Os moleques surfam muito e eu estou aí, mais velhinho, mas querendo dar uma brincada e se deixarem eu vou seguindo”, falou Wagner Pupo, dono de grande história no Circuito Brasileiro. “As ondas estavam um pouco deitadas e eu procurei achar umas mais em pé. Aí, no finalzinho veio a esquerdinha que deu pra virar. Tem umas ondinhas legais, muito boas pra competir”.
Fábio Carvalho também era só elogios. “Alucinante. O Rosa é show, tem altas ondas, abrindo bem na bancada para fazer todo tipo de manobra e o campeonato não poderia começar melhor, Sol maravilhoso, tempo ajudando e estou feliz por começar com vitória. Espero continuar avançando na competição, que é super importante pra somar pontos pra buscar uma vaga no Brasil Surf Pro”.
Nesta sexta-feira, as estrelas da elite do Brasil Surf Pro 2010 começam a se apresentar na primeira Seletiva Petrobras de Surfe Masculino. Dos 46 integrantes da Divisão Principal deste ano, 35 estão em Imbituba para disputar a premiação de 40.000 Reais e os 2.000 pontos colocados em jogo na Praia do Rosa. O único que entrou na primeira fase foi Alex Ribeiro, que não tinha feito a reserva da sua inscrição para poder fazer parte da lista dos cabeças-de-chave do campeonato.
DOAÇÃO DE ALIMENTOS – Assim como nos outros anos, um dos diferenciais da Seletiva Petrobras são as ações sociais e em 2010 a grande campanha será a Doação de Alimentos, principalmente por parte dos próprios competidores. A competição poderá ser acompanhada ao vivo pela internet, com o site da transmissão devendo ser acessado pelo banner do evento na capa do www.abrasp.com.br.
A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino 2010 tem patrocínio exclusivo da Petrobras e produção da Max Sports, em realização conjunta com a ABRASP. Esta primeira etapa também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Imbituba, da surfwear Lui Lui, da Fazenda Verde do Rosa, da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e da Associação de Surf da Praia do Rosa (ASPR).
SEGUNDA FASE – relação dos 48 cabeças-de-chave:
1.a: Tomas Hermes (SC), Simão Romão (RJ)
2.a: Robson Santos (SP), Felipe Teixeira (SC)
3.a: Rodrigo Dornelles (RS), Ulisses Meira (PB)
4.a: Márcio Farney (CE), Bruno Santos (RJ)
5.a: Alandreson Martins (BA), Emerson Silva (SP)
6.a: Ricardo Ferreira (SP), Jeferson da Veiga (PR)
7.a: César Aguiar (PE), Flávio Costa (BA)
8.a: David do Carmo (SP), Bernardo Lopes (BA)
9.a: Beto Fernandes (SP), Hizunomê Bettero (SP)
10: Itim Silva (CE), John Max (RN)
11: Renato Galvão (SP), Beto Mariano (SC)
12: Alan Donato (PE), Raphael Becker (SC)
13: Felipe Ximenes (SC), Jorge Spanner (RJ)
14: Guilherme Ferreira (SC), Greg Cordeiro (SC)
15: Heitor Pereira (SP), Flávio Nakagima (SP)
16: Odirlei Coutinho (SP), Jean da Silva (SC)
17: Daison Pereira (RS), Marcelo Nunes (RN)
18: Pedro Henrique (RJ), Emerson Piai (SP)
19: Danilo Costa (RN), Alan Jones (RN)
20: Peterson Rosa (PR), Michel Roque (CE)
21: Leandro Bastos (RJ), Felipe Martins (CE)
22: Pedro Norberto (SC), Dunga Neto (CE)
23: Edvan Silva (CE), Michel Grattz (ES)
24: Halley Batista (PE), Gilmar Silva (SP)
*O surfista niteriense Guilherme Herdy, passou para a segunda fase. Foto: Fábio Minduim (MaxSports).