segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Brasileiros fazem as melhores estréias no Mundial Pro Junior da ASP


O paulista Wiggolly Dantas e o baiano Marco Fernandez fizeram as melhores apresentações no primeiro dia do Billabong ASP World Junior Championship 2009 na Austrália. Na segunda-feira de ondas de meio metro de altura em North Narrabeen, foram realizadas as seis baterias da primeira fase feminina e metade das dezesseis da masculina. Gabriela Leite passou direto para as oitavas-de-final, mas a também catarinense Susã Leal não.



Já a maior surpresa foi o cabeça-de-chave número 1 da decisão do título mundial Pro Junior da ASP. O potiguar Jadson André disputou o último confronto do dia e ficou em último lugar sem achar ondas na bateria. Além dele, também cairam para a repescagem os paulistas Gabriel Medina e Miguel Pupo. O catarinense Alejo Muniz e o baiano Franklin Serpa ainda vão estrear, assim como o chileno Manuel Selman. Eles estão escalados nas oito baterias que ficaram para abrir a terça-feira em Sydney.



Entre os 24 surfistas que competiram na segunda-feira, a melhor estréia foi a do brasileiro Wiggolly Dantas. Ele atingiu 14,66 pontos de 20 possíveis, superando por pouco os 14,54 pontos conseguidos por Marco Fernandez na segunda bateria masculina do Billabong ASP World Junior Championship 2009. O baiano mandou o havaiano Tonino Benson e o australiano Dean Bowen para a repescagem e o paulista derrotou o tahitiano Jocelyn Poulou e o americano Brent Reilly no penúltimo combate do dia, logo após os tropeços de Gabriel Medina e Miguel Pupo.



“As ondas estão difíceis lá fora, mas consegui achar boas direitas, que estavam melhores do que as esquerdas”, analisou Wiggolly Dantas. “Estou com uma prancha muito boa para essas condições do mar e surfei bem hoje”. Ele agora lidera uma das mais fortes equipes da ASP South America na história do Mundial Pro Junior. Os brasileiros venceram quatro dos dez títulos disputados e os sete que competem este ano têm potencial para aumentar este número.



“Claro que seria uma grande honra vencer o ASP World Junior”, disse Dantas. “O Pablo (Paulino) e o Adriano (de Souza) são grandes inspirações no Brasil e a meta de todos é repetir o feito deles. No entanto, tem muitos surfistas bons aqui, os melhores do mundo, então será um grande desafio conquistar o título mundial”.



CATEGORIA FEMININA – Antes dos homens entrarem no mar, a categoria feminina inaugurou oficialmente o Billabong ASP World Junior Championships 2009 na tarde da segunda-feira na Austrália. Ninguém conseguiu superar os 14,83 pontos da havaiana Malia Manuel no primeiro confronto do dia. O Brasil não começou bem, com Susã Leal caindo para a repescagem ao terminar em último na terceira bateria, contra a americana Sage Erickson e a francesa Alizee Arnaud.



Já a também catarinense Gabriela Leite despachou a sul-africana Sarah Baum para passar atrás da havaiana Bethany Hamilton na disputa seguinte. Enquanto ela seguiu direto para as oitavas-de-final, Susã Leal vai ter que encarar uma rodada extra e não pode ficar em último de novo, senão é eliminada da competição. E ela terá uma parada dura pela frente, a sul-africana Sarah Baum e a atual campeã mundial Pro Junior, a francesa Pauline Ado.



O Billabong ASP World Junior Championships é transmitido ao vivo pelo www.billabongpro.com

Sem comentários:

Enviar um comentário