terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Decisão do título mundial Pro Junior da ASP começa dia 9 na Austrália.


Os melhores surfistas juniores do mundo começam a chegar em Sydney para disputar o título mais cobiçado da categoria na Austrália. O Billabong ASP World Junior Championship 2009 será realizado nos próximos dias 09 a 17 no famoso beachbreak de North Narrabeen, com nove brasileiros representando a América do Sul este ano na Austrália.
Os participantes foram selecionados pelos sete escritórios regionais da ASP – África, América do Norte, América do Sul, Australasia, Europa, Havaí e Japão. Alguns foram convidados pela ASP Internacional, como o paulista Gabriel Medina, que no ano passado se tornou o mais jovem a ganhar uma etapa do Mundial WQS, comemorando a vitória no Maresia Surf International 2009 na Praia Mole de Florianópolis com 15 anos de idade.
Como no ASP World Tour, 48 surfistas decidem o título na categoria masculina e 18 competem na feminina, com as catarinenses Gabriela Leite e Susã Leal defendendo a América do Sul na Austrália. Por falta de patrocínio para a viagem, a paraibana Diana Cristina, bicampeã sul-americana Pro Junior, acabou substituida por Susã Leal. O potiguar Jadson André, vice-campeão na final do último Mundial Pro Junior contra o havaiano Kai Barger e uma das novidades do ASP Dream Tour 2010, quer o título que lhe escapou no ano passado.
Outra grande força do Brasil é o catarinense Alejo Muniz, campeão sul-americano e brasileiro na categoria Pro Junior em 2009, para surfistas com até 20 anos de idade. Além dele e de Jadson e Gabriel Medina, competirão na Austrália os paulistas Wiggolly Dantas e Miguel Pupo e os baianos Franklin Serpa e Marco Fernandez.
A ASP South America vem dominando o Billabong ASP World Junior Championships, com os brasileiros tendo quatro dos dez títulos disputados na história do evento. O carioca Pedro Henrique ganhou a última edição realizada no Havaí em 2000, o paulista Adriano de Souza foi o mais jovem a vencer a de 2003 na Austrália e o cearense Pablo Paulino igualou o bicampeonato de Joel Parkinson nas de 2004 e 2007 também em North Narrabeen.
O atual campeão mundial Pro Junior da ASP, Kai Barger, 20 anos, está entusiasmado com seus companheiros do time havaiano para este ano em Narrabeen. "Olhando para a equipe do Havaí, acho que será animal ver o Clay Marzo ganhar. Se ele surfar um pouco do que surfa em casa, é forte candidato ao título certamente”.
Barger destaca a importância deste evento e o efeito que o título pode provocar na carreira de alguém. "Se há uma competição para fazer bonito, confie em mim, este é o campeonato a vencer. Este título mudou minha vida e às vezes eu ainda não consigo acreditar que ganhei. Tinha um monte de ótimos surfistas no ano passado, o padrão de surfe foi tão elevado, parecia que todo mundo estava tirando o seu melhor..."
Embora o evento seja realizado na Austrália há quase uma década, a ASP Australasia não conseguiu nenhum título masculino desde o de Joel Parkinson em 2001. Owen Wright, 19 anos e outra novidade entre os top-45 do ASP Tour 2010, foi o número 1 nas seletivas australianas e quer ter o título mundial Pro Junior na carreira.
O Billabong ASP World Junior Championships é realizado no mesmo formato de competição do ASP World Tour e os finalistas da categoria masculina garantem participação nas principais etapas do ASP World Qualifying Series (WQS), que servem de trampolim para o seleto grupo do ASP Dream Tour.

Sem comentários:

Enviar um comentário