quinta-feira, 15 de abril de 2010

A FEDERAÇÃO DE SURFE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CONVIDA - PROJETO ECOBLOC


PROJETO ECOBLOC - Implementação de Projeto-Piloto de um Centro Comunitário com a Utilização de Blocos de Concreto Fabricados com Recuperação de Resíduos da Produção de Pranchas de Surfe.

O Projeto Marbras Et Mundi vem estabelecendo parcerias com a FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro), SBS (Sociedade Brasileira de Shapers) e a O’SURFE para formarem um comitê municipal e realizar um Protocolo de Intenções, com o objetivo de institucionalizar o CecorRes (Centro Comunitário de Reciclagem do Surfe), uma unidade piloto de habitação sustentável de baixa renda.

Este projeto piloto trata-se de uma edificação com 150 m2, construída com Ecoblocs (blocos de concreto com resíduos de pranchas de surfe), por meio de mutirão com os residentes da Comunidade do Terreirão (Praia da Macumba). Este espaço servirá como um núcleo de desenvolvimento sócio-ambiental, com a realização de atividades artísticas, desportivas e de capacitação profissional. Uma iniciativa que possui replicabilidade no estado do RJ, com a construção de mais habitações populares.

Na cidade do RJ são produzidas anualmente, cerca de 28.000 pranchas de surfe e cerca de 50% do material consumido é desperdiçado, gerando aproximadamente 214 toneladas de resíduos perigosos, que correspondem a 4,28 milhões de dólares. Estes materiais poderão se transformar em matéria-prima de segunda geração, minimizar impactos ambientais e retornar ao mercado, por meio de um novo ciclo econômico, gerando oportunidade de trabalho, renda e promoção institucional para o RJ.

Gilberto Pereira
Relações Públicas da Federação de Surfe do Estado do Rio - FESERJ.


Sem comentários:

Enviar um comentário